On the way home

onthewayhome

Dói. Não é nada fácil traçar seu destino em direção a sua própria casa. Em direção a si mesmo. É uma construção em que cada pedra, cada paralelepípedo, cada parte que for cimentada, cada sentimento que seja plantado – ou do que quer que seja feito o seu caminho -, precisa ser feito com todo cuidado, pedra por pedra, pedaço por pedaço, sentimento por sentimento.

É uma aprendizagem sem fim. Os tropeços parecem se repetir, mas eles só estão mostrando que os encaixes precisam ser refeitos para que o seu caminho esteja certo. Para que o seu caminho lembre a você o que você é, mas esqueceu.

Eu gosto de fazer meu caminho com palavras. Escritas, cantadas, recitadas, espalhadas pelo vento, gritadas no silêncio, de qualquer forma. E, de algum jeito, todas elas parecem se unir. Enquanto escrevo bilhetes por aí, gosto de criar trilhas sonoras que embasem cada um deles. Hoje, por exemplo, On the way home – John Mayer é a trilha perfeita.

Ao contrário do que diz a música, o verão está apenas começando. E essa é a chance de conferir os encaixes e arquitetar como serão feitos os próximos. E esses encaixes precisam se encaixar em você. O que eu aprendi no meu caminho até aqui é que é preciso constantemente reparar nos detalhes singelos. Que o meu caminho está a todo instante tentando me mostrar quem verdadeiramente está aqui e o que esse eu realmente anseia. E, principalmente, para me ensinar que há sempre um lugar para onde eu posso voltar a qualquer hora: para mim mesma.

O meu caminho aqui não é um poema bem construído. Ele é sem métrica, sem coerência, gosta de repetir palavras, não é a história mais bonita de todas, não é a história mais trágica de todas. Mas é cheio de amor em cada verso. Quando eu tento me lembrar de como é que eu cheguei aqui, tenho cada vez mais a certeza que o meu caminho tem me ensinado a construí-lo. Tem me ensinado que esse poema é meu e que fugir do rumo é, além de natural, essencial para eu aprender a voltar ao início, fazendo do meu jeito.

O meu poema tem me ensinado a caminhar para casa.

Deixe uma Resposta

